ANÁLISE SOBRE O TEXTO "ANIMAÇÃO CULTURAL", DE VILÉM FLUSSER


    O texto se faz analisável de duas formas. Uma leitura mais superficial deste capítulo de Flusser permite ao leitor apenas a interpretação de uma fábula fantasiosa: uma Revolução criada à partir da ótica dos objetos em conflito à suposta superioridade humana. Então, à partir dessa análise também podemos notar que a mesa seria o locutor, e embasada em suas características próprias, ela seria o objeto responsável por reunir os demais para a Revolução. Portanto, o texto não passaria de uma fábula que narra a convocação, por meio de até mesmo um Conselho e um Manifesto, para os objetos começarem uma revolta contra a humanidade, em busca de autonomia sobre o espaço e sobre eles mesmos.

    Entretanto, uma leitura mais profunda e crítica do capítulo permite o leitor a compreensão de que o texto se passa de uma alegoria para a reflexão sobre humano-objeto ou humano-natureza. O ser humano, ser animado, se dispõe da sua imaginação e criatividade para a criação de objetos que servem a ele um propósito funcional e objetivo. Entretanto, os objetos, como seres inanimados, também possuem um grande papel na própria manutenção da vida humana. Além da primária, de sobrevivência, temos também a - secundária? - mais importante, na minha opinião, a da cultura. Nós, como seres racionais, atribuímos significado às coisas, e é por meio dessa relação que a cultura se cria. A transformação de seres inanimados em signos, nos permite atribuir conceitos humanos e subjetivos à eles, desembocando assim em uma relação mais profunda do ser humano com o objeto. O objeto agora possui significado, valor emocional, estético, religioso, moral, científico, enfim, cultural para o homem, e também começa a moldar a própria relação objeto-humano.

    Se antes o objeto dependia do homem para ser criado, agora o homem depende do objeto para sobreviver e atribuir significado da sua vida por meio dele. E é a partir dessa relação que a cultura vai se construindo ao longo do tempo: o homem moldando o objeto e o objeto moldando o homem.

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